férias: Formentera

Desde que estive em Menorca, há uns 7 anos (credo! Tanto tempo) e amei as praias só pensava em ir a Formentera. Acreditem, já estive em Cuba, República Dominicana e México e as praias de Menorca são melhores!! E bem mais pertinho 🙂

Imensos amigos já tinham ido várias vezes a Formentera e só diziam maravilhas, mas como marco sempre as férias assim ao último minuto nunca conseguia e quando encontrava algum sítio para ficar o preço era assim “upa upa puxadote”… Não é que seja um destino propriamente barato, aviso já!

Mas vale tanto a pena conhecer!

No verão há voos diretos da Vueling, de Lisboa para Ibiza. Depois em Ibiza apanha-se um barco até Formentera. Dura cerca de 30min (a viagem faz-se tranquilamente, sem grandes alvoroços marítimos) e custa cerca de 48€ por pessoa (ida e volta).

Em Formentera, o melhor é alugarem uma motinha ou um carro (pequeno, de preferência). Alugámos uma scooter, porque éramos só dois e faz-se lindamente, mesmo para quem não gosta nada de andar de mota (eu!), até achei divertido andar de scooter de um lado para o outro – e guiei e tudo! ahah voltei com o joelho desfeito e uma nódoa negra gigante na perna, mas foi do trambulhão que dei nas escadas, não pensem que andei armada em ninja motoqueira! 🙂

Foram uns dias ótimos e quero muito repetir. Deixo-vos algumas dicas caso queiram ir até Formentera:

Para mim o melhor de todos é o da Beso Beach, onde comi as melhores lulas de sempre! O Can Calos (em San Francesc) também é muito bom, ideal para jantar. É ao ar livre e o ambiente é giríssimo! A comida também é boa, não é barato, mas vale a pena conhecer! Também em San Francesc há uma pizaria logo à entrada (não me lembro o nome!), tinha acabado de abrir e para além das pizzas serem deliciosas era barato!

Têm ainda a Casanita e o Chez Gerdi, em Es Pujols; Can Dani na estrada de Migjorn. É giro irem desobrir os restaurantes da ilha, quase todos têm esplanada, onde se está muitíssimo bem, nas noites quentes de verão.

Gostei mais das praias no norte da ilha, já que as do sul tinham o mar picado e a àgua não ficava tão transparente e paradisíaca 🙂 No top estão o Llevant, Ses Illetes e a Tanga Beach. Mais calminhas e mais fácil de estacionar de mota. Na maior parte das praias paga-se parte, entre 2€ e 4€ para uma motita, o carro acho que é o dobro. A boa notícia é que a mota estaciona-se mais facilmente num recanto a caminho da praia, sem termos que pagar parque! Especialmente se quiserem ir a uma praia de manhã e outra à tarde (para conhecer o máximo) acho que não compensa pagar parque… A Calla Saona também é muito bonita, mas estava cheia de gente! Mais para sul, a caminho de La Mola do lado esquerdo as praias são também muito bonitas, mas mais caóticas (Ses Platgetes). Do lado direito, na estrada principal, têm a praia de Migjorn, onde as mais giras são Amor i Odio (km11), Flipper (Km10), mas como disse o mar estava bravo e preferi as outras 🙂

Em algumas praias vendem fruta (cara, claro!), mas nos supermercados todos têm embalagens de fruta já arranjada que dá lindamente para levar para a praia e sabe lindamente 🙂

Das coisas que mais gostei! Há imensos sítios onde podem curtir o final do dia, a beber um Mojito 🙂 Os bares têm música animada ao final do dia e alguns até têm música ao vivo. Têm o Pirata Bus (km11 da estrada principal) que me fez lembrar um bocadinho o Arpoador no Rio, porque toda a gente fica em cima das rochas. Pertinho ainda há o 10.7 e o Blue Bar. Mas os meus preferidos eram o Tiburón ou o Beso (no norte da ilha, pero das praias de Ses Illets).

Em qualquer um destes sítios, é uma animação na praia e nos bares.

Não deixem de visitar o farol de Cap Barbaria, tem uma vista incrível (também é um bom sítio para aplaudir o pôr do sol). Têm lá um buraco onde podem descer mais um pouco para as rochas. Eu tive medo, porque olhava para o buraco e só pensava que podia ter ratos! ahah não consegui!

NOITE: há duas discotecas na ilha (Pineta em Es Pujols e Tipic, na estrada) e imensos bares onde podem tomar um copito. Preferi os bares, que tinham um ótimo ambiente e música gira. As discos têm algumas festas e em Es Pujols há sempre alguém a vender bilhetes na rua (rondam os 50€).

COMPRAS: há uma feirinha hippie à 4ªf e domingo (entre as 16h e as 22h) em La Mola, mas na minha opinião não vale muito para compras. Aí há também umas lojinhas engraçadas, assim como em Es Pujols ou San Francesc. Cuidado que há lojas com coisas lindas de morrer, mas tudo caro!

Se tiverem mais dicas para partilhar para quem queira lá ir, podem deixar nos comentários 🙂

STYLE IT UP no FacebookInstagram e Bloglovin’

15 thoughts on “férias: Formentera

1. Sandra Guiomar says:

Bemmmmm que lindo. É um destino que adorava ir.

Marcaste a viagem numa agência ou fizeste tu as marcações de voos e hotéis?
    Acho que se formos nós as marcar as coisas sai mais barato.Digo eu!

Vamos ver se para o ano vou lá. Já que este ano vou a uma cidade Europeia romântica, Roma. Estou ansiosa. 🙂
    Beijinhos

2. Diana Moraes says:

Concordo com quase tudo! 🙂 só não achei assim tão caro! Dá para fazer uma vida super divertida sem grandes copos à noite (que isso encarece imenso…) e com poucas visitas a Restaurantes. Acho é que claramente é um sítio para ir com amigos, porque consegues melhor qualidade preço em alojamento (ficámos numa casa top!!)
    Mas, é sem dúvida um dos sítios a repetir… várias vezes! 🙂
    Ah, e fui com bebé atrás! Um sítio top para se divertir, porque a festa começa cedo 😉 dá para todos aproveitarem bem!! 🙂
    beijinhos!!

3. Liliana Soares says:

Há mt q tb sonho c Formentera, mas os preços são mt elevados (através de agências online) e os alojamentos nunca parecem nada de especial. Se não for indiscrição pode dar umas dicas? Ficou em hotel ou apartamento? As fotos estão lindas…deu ainda mais vontade?

4. Style it Up says:

Olá Maria! O mais barato é ficar em apartamentos, mas tem que se marcar com antecedência para garantir um bom sítio a preços mais simpáticos.
    Não conheço nenhum B&B por lá, não quer dizer que não haja! 😉

5. Style it Up says:

Ficando num apartamento ou numa casa dá lindamente para fazer refeições em casa! 🙂 Não foi o caso, porque já marcámos mais em cima da hora… next time, for sure! 😉

6. Style it Up says:

Olá Liliana, fiquei num hotel – o mais barato que encontrei na net! 🙂 Chama-se Lago Dorado. Não era MESMO nada de especial, mas estava ok também.
    O ideal é ficar num apartamento ou numa casa com amigos, caso a viagem seja com um grupo. Isto é o ideal mesmo. Como fui só com o meu marido e marcámos mais em cima do acontecimento já não conseguimos nada..

7. Nini das Meias Altas says:

Olá já estive em Formentera várias vezes mas sempre em Maio… fica bem mais barato não há tanta confusão e o tempo é optimo. O hotel onde fiquei é o Insotel Club Maryland em Migjorn fica junto ao Hotel Riu La Mola. Não é nada de muito especial mas a comida é boa e o pequeno almoço também. Fui em MP e para duas pessoas 5 noites ficou por 420 euros que é bastante barato!! A reservar nesta altura 2p por 4 noites em TI fica por quase 1500 euros. Tudo bem que é TI mas mesmo assim são só 4 noites….
    Como a Margarida diz de facto o mar é mais picado e a praia parece mais feia por culpa disso mas quando o mar está calmo é lindo!!!
    A minha praia preferida é sem duvida Ses Illetes.

8. Margarida says:

Olá Andreia! Mil desculpas pela demora, mas como tínhamos saído da plataforma Sapo não tinha visto este comentário! Fiquei num hotel, mas não me lembro o nome 🙁 Este ano ainda andei a pesquisar para dizer a uma amiga, mas não encontrei…